Casamento na Praia: vantagens e desafios de celebrar com os pés na areia

Casamento na Praia: vantagens e desafios de celebrar com os pés na areia

Casar na praia é o sonho de muitos casais que amam a natureza e desejam realizar uma cerimônia menos tradicional. Mas nem só de pôr do sol, céu azul e mar se faz uma festa com os pés na areia. Mesmo para um casamento na praia simples, essa escolha exige um planejamento extremamente minucioso para que tudo seja perfeito. Por isso, entrevistamos um time de fornecedores de diversas áreas para entender, sob diferentes perspectivas, quais as principais vantagens, desvantagens e desafios de se realizar um casamento na praia.

Leia com atenção as orientações desses especialistas em casamentos na praia simples, ou nem tanto, e inclua as dicas no checklist do seu casamento. Força, foco e muita disposição para ter uma festa incrível e transformar essa celebração em um momento marcante na vida de vocês e de todos os convidados! Confira os prós, contras e desafios de um casamento na praia. Vamos começar pela parte boa, é claro:

VANTAGENS: céu azul, mar deslumbrante, pôr do sol magnífico

Belezas naturais compõem um cenário encantador: “Acho que todo tipo de casal gostaria de ter a natureza fazendo parte de seu casamento. Pois a natureza nos transmite tranquilidade e paz. Algo muito importante para duas pessoas que decidiram iniciar suas vidas juntas“, diz Arnaldo Vasconcellos, do Zéfiro Eventos.

Zéfiro Eventos

Pé na areia: Um dos charmes de casar na praia é fazer a cerimônia estilo pé na areia e proporcionar para seus convidados uma experiência diferente e descolada, que talvez eles nunca tenham vivido.

Fim de semana de felicidade: Geralmente, um casamento na praia dura entre 2 e 3 dias. Eles criam um clima divertido entre os noivos, familiares e demais convidados. Todas as pessoas estão mais tranquilas e relaxadas em relação à atrasos ou imprevistos, e têm muito mais tempo para a diversão. As proprietárias da Pousada A Capela, Claudia Giudice e Nil Pereira, concordam: “É uma oportunidade única de reunir os amigos, a família e curtir um final de semana ou um feriado de festa. A celebração começa na sexta-feira. Sábado é o grande dia. E no domingo, a resenha é um momento maravilhoso, de todos continuarem a celebrar juntos o amor, a amizade e a família”.

Casamento muito mais intimista: Quem escolhe realizar um destination wedding pertinho do mar, geralmente, acaba optando por enxugar a lista de convidados e contar apenas com a presença de pessoas especiais e que realmente fazem parte da vida do casal. Nesses casos, a presença de um celebrante se faz ainda mais importante para dar o tom da celebração.

A decoração rústica está liberada: A praia por si só já pede uma ambientação mais rústica e descolada, e claro que nos casamentos isso não seria diferente. Boa notícia para quem ama o estilo: os locais que ficam perto do mar normalmente já disponibilizam um mobiliário que combina perfeitamente com o estilo praiano. A Lenir Maia Gourmet tem bem-casados com lindas embalagens rústicas, além de permitir que você utilize estampas personalizadas que vão compor sua decoração em meio à beleza natural.

bem casados rusticos lmg

Tudo colorido e descolado: Decoração colorida com muitas flores e plantas, convidadas usando vestidos florais e roupas claras para os homens: tudo isso combina com casamentos na praia. “Para mim, a principal vantagem de fazer um casamento na praia é ter a natureza como cenário principal e fazer uma decoração mais descolada e informal”, diz a decoradora Cris Flor.

Cheio de personalidade: Mesmo sabendo que o estilo rústico super combina com os casamentos na praia, o mais importante mesmo é seguir a essência do casal. “Casar com o pé na areia ou com vista para o mar, ou num cenário incrivelmente lindo, sugere diferentes formatos, e o que faço é adaptar todos os detalhes à personalidade e estilos de vocês, evidenciando a simplicidade desse momento único”, comenta a decoradora e assessora Marcia Fonseca.

Fotos magníficas: Se o seu sonho é ter registros de cartão-postal do seu casamento, saiba que casar na praia já é meio caminho andado! E escolher um fotógrafo especializado é garantia de lindas fotos do seu grande dia. “Somos especialistas em casamentos ao ar livre, e casais que buscam fotografias artísticas e inusitadas, captando os momentos de forma bela e natural”, afirmam Felipe Luz e Kate Brasil, os fotógrafos por trás da LoveShake.

Composição perfeita: Conhecer bem a região onde será o casamento é o trunfo de muitos fotógrafos para acertar na composição de lindas imagens dos noivos em cenários paradisíacos.

Deixe acontecer naturalmente: Ficarem relaxados e confiarem no trabalho e na criatividade do fotógrafo escolhido para registrar o seu casamento é uma ótima dica para deixar as fotos ainda mais inspiradoras.

Energia positiva solta pelo ar: É inegável que uma festa realizada em meio à natureza tem uma atmosfera diferente. Sol, mar, areia, árvores, céu, estrelas, lua… esses elementos proporcionam uma energia incrível!

LoveShake

DESAFIOS: Vento, sol, umidade e outras implicações

O clima é uma incógnita: Faça sol ou faça chuva, a cerimônia não pode deixar de acontecer. Afinal de contas, são meses (as vezes até anos) de planejamento para que esse único dia saia perfeito. Em alguns caso, é possível remediar a situação com tendas e outras estruturas móveis. Você pode encontrar fornecedores desses serviços no Zankyou.

Escolha dos fornecedores: Realizar casamentos na praia é para experts. Procure um bom organizador, peça indicações de amigos e equipes já contratadas, e faça busca de reclamações na internet. Essa é uma maneira de garantir um casamento de sucesso!

Atrasos comprometem as imagens perfeitas: Comprometer-se com os horários é ainda mais importante, tanto pelos noivos, como convidados, parentes e padrinhos. Se você marcou seu casamento para o final do dia, atrasar significará perder toda a luz desse momento, e a cerimônia poderá ser realizada num breu completo. Se o local do casamento não contar com estrutura de iluminação adequada, a visão do mar é totalmente nula.

Variações da luz natural: Quando o assunto é a luz do casamento ao ar livre, todos os fotógrafos que conversamos concordam: esse é um dos maiores desafios para o fotógrafos. Mas eles também são enfáticos ao dizer que o bom profissional sabe como tirar de letra algumas dificuldades.

Estratégia: Casar na praia significa observar detalhes que fazem a diferença. Marcar a cerimônia a tempo de aproveitar todas as luzes do pôr do sol, por exemplo, vai deixar as fotos do casamento ainda mais incríveis. “Em qualquer horário o seu casamento vai ficar bonito, porém muitas noivas preferem ao entardecer”, comenta Arnaldo Vasconcellos, do Zéfiro Eventos.

Cardápio adequado: Um local quente e à beira da praia exige um MENU LEVE e bebidas BEM GELADAS. A garantia de bebidas adequadas e pratos fresquinhos e saborosos são pontos a favor de uma festa incrível. E é claro que não podem faltar os bem-casados da Lenir Maia Gourmet para fechar sua celebração com o Sabor da Felicidade.

Flores: Fique atento à escolha das flores. Converse com seu decorador sobre a melhor alternativa para um casamento na praia. “Flores delicadas como hortênsias e tulipas requerem atenção redobrada. Sugiro utilizar flores mais resistentes ou até mesmo inovar e optar por uma decoração com o estilo botânico”, acrescenta Cris Flor.

Casamento sustentável: Quem ama a natureza faz questão de preservá-la e não deixa que o casamento cause nenhum dano ao meio ambiente. “Desenvolvendo eventos com sustentabilidade e reconhecendo a importância e o valor histórico, social e ecológico de cada lugar, colaboramos com o meio ambiente e com o nosso próximo”, afirma Celso Mendonça, da Só Amor Eventos, empresa pioneira na produção de eventos sustentáveis.

Céu nem tão azul assim: Fornecedores inexperientes e profissionais que não entendem de casamento na praia podem destruir o seu dia. Não deixe de procurar referências de pessoas conhecidas e fornecedores que você já confia. Um dia nublado também pode garantir fotos incríveis!

Make natural: o ambiente praiano pede uma beleza leve e natural para a noiva. “De dia ou de noite, eu sou do time das maquiagens leves e discretas. Priorizo uma pele bem feita e não me incomodo quando as sardinhas aparecem. Ando na fase dos tons rosés, mas às vezes gosto de incrementar com um batom vermelho. Agora o que eu NUNCA dispenso são os cílios postiços”, conta a beauty artist Débora Veloso.

Umidade, a inimiga dos penteados:  O penteado deve seguir o mesmo padrão TOP de produtos, além de ter componentes antifrizz e com controle de umidade.

O vento: É preciso perceber a direção e encontrar as melhores estratégias para a montagem da estrutura. Se o vento estiver em uma direção desfavorável para o penteado da noiva, pode ser desastroso.

Taxas por uso de espaço público: Realizar o casamento em algumas praias exige o pagamento de uma taxa, por tanto é importante pesquisar antes de decidir pelo local!

Frete caro: O ideal é que o espaço escolhido tenha um bom mobiliário, de acordo com as expectativas do casal. Caso não tenha, o custo extra para a entrega dos móveis pode aumentar de maneira significativa o orçamento.

Sol à pino, não: Cuidado com a posição do sol no período de 10h30h até 14h30h. Definitivamente, essa não é a melhor escolha para o horário da cerimônia.

Docinhos jogados fora: Cuidado! A temperatura e o vento podem atrapalhar a beleza e o sabor dos docinhos. Você não quer brigadeiros moles e com areia, certo? E não precisa se preocupar com os bem-casados, pois na Lenir Maia Gourmet eles são bem conservados e muito bem embalados!

O mais importante é não deixar com que nada atrapalhe o dia de vocês, nem mesmo os imprevistos. Portanto, sorria, dance, cante, beije seu amor, abrace seus convidados e DIVIRTA-SE muito!

Adaptado de: Zankyou

Todos os comentários

Deixe um comentário